sábado, 29 de junho de 2013

Fratura do 5º metatarso

“A pressa é inimiga da perfeição”, já dizia o dito popular.  Comprovei isso, na prática, após fraturar o 5º metatarso do pé direito, quando tentava desesperadamente pegar um ônibus que se despontava lá no horizonte. Incrível como um osso tão pequeno e aparentemente tão insignificante pode causar tantos transtornos!  Se ao menos fosse no inverno...

Inverno?
Sim, pois não é fácil ter de suportar o incômodo de um gesso num calor de quase 30 graus!

Bem. Como uma forma de tentar ajudar alguém que porventura venha passar pela mesma situação, vão a seguir algumas dicas e sugestões de uma pessoa que vivenciou esse drama durante mais de 40 dias.

1. Se fraturou um metatarso (seja lá qual for) é bom por as barbas de molho e não achar que em 15 dias estará de volta à vida, chutando lata e escalando ladeiras. Se pretende voltar realmente bom e inteiro, tenha em mente, no mínimo, 40 dias de molho, se tudo correr bem, é claro...

2.  Se tiver que precisar de um hospital público,  desconfie do serviço ali realizado.   No meu caso, a tala que inicialmente fizeram foi, aos poucos, literalmente se desmanchando, de maneira que, no 10º dia, estava praticamente com a perna à vista. Ademais, um serviço mal feito pode trazer pesados desconfortos, além de atrapalhar no bom andamento da calcificação do osso. “Isso que fizeram em você foi uma porcaria",  disse um especialista, logo em seguida...

3. Tente convencer o médico a usar uma bota imobilizadora (Robofoot) em vez do gesso. A bota é incomparavelmente mais confortável do que o gesso, o qual, no calor, chega a ser angustiante. Fiquei mais ou menos uma semana com ele e, graças a Deus, convenci o médico pelo uso do equipamento imobilizador. Ah, que alívio!!!

4. Não faça como eu, que vivia a  imitar o Saci, andando de um lado para o outro de uma perna só. Isso me causou sérias dores no outro pé. Tome emprestado ou compre de imediato uma muleta, e procure nunca por o pé afetado no chão, pelo menos antes do 15º dia.

5. Se puder não usar remédio é uma boa idéia, porém, se a dor for insuportável não hesite em pedir ao seu médico (embora seja de praxe que este o medique) um antiinflamatório. No meu caso, fiz uso na primeira semana do chamado nimesulida ou nimesulide.

6. Tente o máximo manter o pé erguido. Se for usar o computador (como era meu hábito), coloque em baixo da mesa um banquinho ou algo do tipo, colocando a perna sobre ele, o que facilita a circulação sanguínea.  

7. Agora uma dica muito importante! Não hesite jamais em exigir do médico algumas sessões de fisioterapia ao fim do processo. Por causa dessa minha negligência, mesmo após voltar ao trabalho, fiquei mais de um mês mancando, com a constante sensação de  sempre estar pisando em falso.

8. Não tente convencer o médico a voltar a trabalhar antes do tempo. Por causa dessa besteira, tive que voltar várias vezes no pronto socorro e ouvir sérias advertências dos médicos. Por experiência pessoal, hoje não voltaria jamais antes do 40º dia.

9. Quando voltar a trabalhar, tenha em mente que terá alguns desconfortos. Por exemplo, a sensação de pisar em falso e o inchaço no pé, principalmente no fim da tarde. Na primeira semana, procurei ir e voltar do trabalho com a bota imobilizadora, a fim de evitar algum choque etc.

10. Não se preocupe se o pé inchar um pouco. É normal. Esse desconforto pode ser atenuado com água gelada ou mesmo gelo sobre ele, e nunca água morna. No meu trabalho, a cada uma hora ia ao banheiro e botava o pé debaixo da torneira, o que dava uma boa aliviada.

11. Uma outra coisa que busquei fazer nos dias de repouso, foi usar bastante iogurte natural e derivados de leite, que ajuda a repor o cálcio.

12. E, por fim, tenha sempre em mente que apenas o tempo, e só o tempo, será o remédio ideal para seu pé voltar ao normal, com todo o vigor de antes. 
A tela mal feita que me fizeram num hospital público. Inicialmente faz-se se uso da tela, e só depois o gesso ou bota imobilizadora
Fratura do 5º metatarso. Raio X tirado duas horas após a fratura, quando o pé fica acentuadamente inchado e a dor é bruta
Fratura do 5º metatarso. O mesmo Raio X anterior, porém,tirado num outro ângulo
Fratura do 5º metatarso. Raio X tirado 15 dias após a fratura, em que se observa  uma sensível melhora na calcificação do osso

Fratura do 5º metatarso. Raio X tirado 40 dias após a fratura, com o osso praticamente consolidado.

---
É isso!



456 comentários:

  1. meu amigo procurei em varios sites e somente o seu contem as informaçoes que procurava pois estou com os mesmos problemas e agora ja sei como proceder Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Estou desesperado,não sei o que fazer,fraturei o 5°metatarso no dia 26 de fevereiro,fui ao pronto-socorro,me tiraram o raio-x errado,era pra ter tirado do pé inteiro e tiraram só do tornozelo,a médica disse que era só torção e que depois de 3 dias ja podia andar,comecei a andar depois de 3 dias e o pé cada vez mais inchado e eu com dor e mancando muito.depois de uma semana resolvi procurar um ortopedista e o mesmo pediu com urgência uma raio-x do pé todo onde constatou fratura do 5°metarso,usei uma tala durante 30 dias e a bota mais 20 dias.A fratura se consolidou normalmente em 40 dias mas atrofiou muito os músculos devido a falta de uso.O problema é que estou até hj fazendo fisioterapia e meu pé continua atrofiado não muito mas o suficiênte pra eu andar mancando muito e tendo dificuldades até mesmo pra descer escadas,Como pode um pé demorar 8 meses pra voltar ao normal e até agora não consegui fazer isso,meu médico disse que é normal e para continuar fazendo fisioterapia até ele voltar,Mas o problema é que o períto do inss só vê consolidação de fratura e não atrofiammento e com certeza serei cortado do afastamento,por causa dessa demora ja perdí 3 vagas de emprego por causa desse pé
    alguêm pode me ajudar,por favor,será que vai demorar muito pra esse pé se curar?
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COLEGA EU TO COM ESSE MESMO PROBLEMA DA FRATURA E O MEU EMPREGO QUER QUE EU TRABALHE ASSIM MESMO , ESTA MUITO COMPLICADO POIS TRABALHO EXTERNO E MEU GESSO TBM JA TIVE QUE ATÉ VOLTAR APÓS UMA SEMANA POIS ESFARELOU E AMOLECEU , E O QUE COLOCARAM POR CIMA TAMBEM , JA ESTA MOLE E BEM PESADO .

      Excluir
    2. Pense antes na sua saúde. Com ela vc consegue outro emprego...Procure outro médico. Explique a situacao.

      Excluir
    3. Olá Edinaldo, como vc está ?

      Excluir
  4. Caro Edinaldo,

    Já se passaram uns 6 meses que fraturei o osso, mas ainda sinto que o músculo (força do pé) ainda nao retornou ao seu estado normal, embora nao tenha feito fisioterapia... Os medicos dizem que é normal, pois o nao uso acaba enfraquecendo a perna... Sei que nao é fácil, a ansiedade é enorme, mas tenha mais um pouco de paciência e verá que as coisas se ajustarão naturalmente... Também fiquei desesperado e até achava que teria dificuldade posteriormente (ou sequelas), mas aos poucos tudo está voltando ao normal, como antes, sem dramas... A única preocupação, penso eu, é vc continuar o tratamento com fisioterapia... lovo verá que tudo nao passou de acúmulo de preocupações... Abraços...

    ResponderExcluir
  5. opa cara. tudo beleza... dessa vez foi a minha vez de ter essa mesma fratura daí exatamente na base do metatárso do mindinho. Eu levei uma queda numa festa de casamento, estava meio bêbado, daí nem lembro muito bem dos detalhes heheh o engraçado é q depois de fraturado ainda dancei um forrozinho hehe

    Bem, no meu caso, primeiramente fui num hospital onde me deram uma bota bem pequena q nao chegava até o joelho, se ela era uma robofoot era pra um robot pequeno viu.
    No Segundo dia, por não confiar na bota, fui a outra clinica e o médico de lá pediu que eu usasse gesso e assim foi feito. No entanto, 3 dias depois o gesso secou de vez e meu pé começou a inchar com formigamento e dormência; o incômodo foi tão grande q tive q voltar pra retirar o gesso e o medico pedir pra por uma tala.
    Agora no 7º dia estou com a tala, porém ainda sinto dormência e formigamentos no pé, acho q ela esta um pouco apertada até por conta do inchaço.
    Gostaria de saber se você também passou por isso.

    Muito Obrigado pelas dicas ai cara, foram muito úteis.. Infelizmente esse tipo de dica, nem o melhor especialista ortopédico de pé tem a capacidade ou paciência de dar.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Minha filha quebrou tambem. Hj faz 15 dias. O médico deixou ela usar o robofoot.. Hj retornei ao médico e ele disse que ainda nao está bem e falou que com o robofott ela pode colocar o pé no chão, Gostaria de saber se esta certo mesmo, se ela realmente pode colocar o pé no chão, pq durante os primeiros 15 dias ela usou muletas. Obrigada
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel...

      Realmente... Segundo dois médicos com os quais passei, isso é importante pois ajuda a fortalecer a musculatura da perna, que ficou um bom tempo sem uso... Confesso que tinha receio de fazer isso, e em consequencia disso, evitei pisar o chão, mas foi uma decisão pessoal... Abraços..

      Excluir
    2. Olá obrigada pela resposta, mas segunda-feira agora (04/11) procurei um outro ortopedista, que não deixou ela colocar os pés no chão... voltou a usar muletas. Pelo raio-x ainda não está colado.
      Que processo demorado...ele só vai liberar ela mesmo dia 02/12. O que estava mesmo me preocupando era o fato dela nao ter usado gesso e sim o Robofoot desde o inicio, mas isso pelo menos está certo. Obrigada e agora é ficar com os pés pra cima mesmo.. não tem jeito. Abraços

      Excluir
    3. No meu caso usei gesso, e a orientação dos médicos era pisar o chão mas com o gesso. Mas cada caso é um caso. Interessante é que, dependendo do médico, os procedimentos ou recomendações são bem diferentes. Vá entendê-los!!! ((rs))
      Abraços...

      Excluir
    4. Olá o Robofoot tem a mesma finalidade do gesso, porem , da mais conforto e proporciona mais higiene, mas é necessário pelo menos 20 dias sem pisar com o pé fraturado no chão (há pessoas que tem uma maior capacidade de se regenerar e quanto mais jovem mais fácil kk) o ortopedista geralmente libera o paciente a andar com a robofoot quando o processo de calcificação já esta terminando para ajudar na fortificação da musculatura da perna e quando finalmente puder andar sem a bota fica mais facil pro paciente

      Excluir
  7. Ola Raquel,

    Tambem estou usando a robofoot. Meu médico também disse que não era bom pisar, mas ele disse q 30 dias seria o bastante, no entanto venho tendo muito inchaço no pe. Não sei se é por conta do aperto da bota, pois quando tiro ela pra passar agua quente e gelada no ´pé o inchaço diminui.
    O pé da sua filha tb vem tendo inchaços ?

    abraço

    ResponderExcluir
  8. Ola... sim, incha tambem.
    Olha estou tão desanimada kkk.... quarta feira voltei com ela ao médico e ele disse que 30 dias não é suficiente mesmo, que ela só vai ter alta dia 02/12 isso é se colar.
    Quanto ao inchaço ele falou q é normal...............
    Quanto tempo vc vai ficar com a bota??
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá boa noite!
    Também faço parte do grupo de pessoas que partiu a base do 5º metatarso. Tive 3 semanas com o pé engessado, ao fim desse tempo e após rx colocaram-me um gesso mais pequeno que foi retirado ao fim de 1 semana e substituído por um pé elástico. As 3 semanas em que andei com o pé elástico foram terríveis ... mas era normal... hoje, ao fim de 7 semanas tenho o pé dentro de uma walker e mais um mês de imobilização!
    O procedimento foi o correto? Irei ficar bem?
    Obrigada, MFátima

    ResponderExcluir
  10. Olá. Parece-me que para cada caso há uma recomendação específica. Fraturei a base do quinto metatarso no final de setembro. Apesar do incômodo, não inchou e nem tão pouco tive hematomas. Fui ao PS depois de 5 dias para verificar se estava tudo bem. Não estava. Passei a usar o "robot foot", com a recomendação de andar com o apoio de uma bengala. Inicialmente estava com medo de pisar e acabei deslocando o peso para a outra perna, não foi uma boa ideia, além de provocar dores na panturrilha e no pé fraturado, ainda abriu um pouco a fratura. Quando o médico me viu andando torta, deu-me uma bronca e falou para eu andar o mais próximo possível do normal. Assim feito, passei 6 semanas com a bota, tirando radiografias de 15 em 15 dias. Tudo correu bem, acabei de tirar a bota e agora estou usando um estabilizador de tornozelo. Próxima etapa é começar a fisioterapia, com exercícios de propriocepção, para aumentar a consciência corporal, melhorar o equilíbrio e diminuir o risco de uma nova lesão. Além disso o médico também recomendou-me hidroginástica e alongamento. Boa recuperação para todos!

    ResponderExcluir
  11. Estou com o mesmo problema. Fraturei o 5 metatarso dia 13 de novembro, o médico m deu 15 dias de tala e andar com a ajuda d muletas sem por o pé no chão. Dia 27 vou voltar novamente pra saber como está e as cenas dos próximos capítulos. De inicio ele falou q usaria 15 dias d tala 30 de gesso e 15 da fisioterapia, e que os 30 primeiros dias iria andar com a ajuda d muletas sem pôr o pé no chão. Só se passaram 7 dias e não aguento mais. Como pode um osso do pé causar tantos transtornos ? Sem contar que corro o risco d fazer cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jenny!

      Vc chegou a perguntar para seu médico se após a tela seria possível usar a bota imobilizadora em vez do gesso? Dependendo do caso, há médicos que sugerem esta alternativa, a qual, sem dúvida, em termos de "conforto", é muito melhor. Usei a bota uns 20 dias, sem tirá-la. Embora "sufoque" um pouco, não incomoda tanto quanto o gesso. Abraços e boa recuperação!

      Excluir
    2. O médico disse para a minha filha que ela poderia usar a bota sim.
      Faz 43 dias que ela está usando bota. Dia 02/12 voltarei com ela ao médico e to rezando muito para que tenha colado e aí sim ele vai dar fisioterapia para ela fazer..
      Eu achava também que fosse ser mais rápido, mas... diz o médico que é demorado mesmo, isso pq minha filha só tem 17 anos. Dia 02 conto para vcs o que o médico disse. Abraços a todos

      Excluir
    3. Voltei cheias de Duvidas , dia 26 voltei ao médico e pra minha surpresa quebrei o 5 metatarso em 2 partes , nem pude usar a bota imobilizadora fui direto pra 21 dias de gesso e andando com a ajuda de muletas. Ontem dia 17 voltei pra tirar outro RX e o médico tirou o meu gesso , mais falou pra mim que ainda esta quebradinho que não colou tudo,me disse que não vou colocar gesso e nem a bota que posso andar só com a ajuda de muletas sem extravasar e fazer fisioterapia, o problema é que não consigo andar , meu pé esta inxado e se eu forçar alguma coisa nele sinto dor. Sinceramente não entendi como o médico tirou o gesso se ele mesmo falou que ainda esta quebradinho, já aconteceu com algum de vcs ? Amanhã tenho pericia no INSS e vou ver se o Médico de lá fala alguma coisa

      Excluir
  12. Olá pessoal me chamo Jonas, também estou passando por isso, quebrei o 2º metatarso e desloquei o 3º 4º e 5º dia 28 de outubro, tive que fazer cirurgia e colocar 3 pinos que a princípio são removíveis, estão pra fora, estou com a tala hoje faz 1 mês, amanha tenho que fazer o raio-x para ver como está, se tiver calcificado tirarei os pinos, alguem ja passou por essa situação de colocar pinos, estou muito angustiado e preocupado com a minha recuperação, quanto tempo de fisio preciso fazer depois de tirar os pinos, agradeço se alguém puder me dar umas ficas, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando por algo parecido, tive uma quebra/deslocamento de todas as bases dos metatarso. Ainda fará um mês do ocorrido, e comecei a usar a robofoot há um dia! Como você está hoje?

      Excluir
    2. graças a deus hoje já estou caminhando, mas com bastante dor ainda, isso que ja fazem 6 meses, e o que aconteceu com você ?

      Excluir
  13. Olá pessoal, enfim hj voltei ao médico com minha filha. Tirei outro raio x e graças a DEUS, colou o osso. Olhando o raio X da pra ver uma pequena quebradura, que segundo o médico, leva uns 4 mses para sumir.
    O médico deu alta para ela, ela tirou a bota e colocou o pé no chão. Voltarei com ela ao médico daki 15 dias e ai sim ele vai falar se vai precisar ou não de fisioterapia.
    Obrigada a todos e uma boa recuperação a todos tbm... Volto para contar qualquer novidade para vcs.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Raquel,

    Acho que fisioterapia é obrigatorio pra sua filha. Ela ficou mais de um mes sem forçar o pé, isso deixa a musculatura muito fragil... a fisioterapia vai potencializar ainda mais a recuperação.

    abs
    joao

    ResponderExcluir
  15. Olá João o médico disse que não, mas voltarei com ela dia 16/12 e vamos ver o que ele vai falar. Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Olha eu aqui de novo...
    Gostaria de saber se é normal inchar no local da quebradura? O pé da minha filha, não o pé todo, mas em cima do local aonde ela quebrou esta inchado, parece que tem um calombo.. é normal??
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. é super normal isso Raquel... Hoje estou completando 50 dias de fratura, já nao estou mais usando a bota, mas meu pé ainda fica inchado e doendo bastante ao andar... estou mancando muito, sinto como se tivesse jogado bola o dia todo

    ResponderExcluir
  18. Que bom encontrar essa página. Bom, minha saga é a seguinte: tive uma fratura oblíqua completa diafisária do 5 metatarso dia 29/10, e estou usando imobilização gessada desde lá. Na quarta semana de imobilização, os rx não mostraram nenhuma melhora, nem calo fibroso. O médico pediu então para usar imobilização por mais 4 semanas pra ver se cola. Em nenhum momento ele permitiu que eu substituísse o gesso pela robofoot, nem me autorizou pisar com o pé fraturado.
    Bom, ainda esperando completar o prazo que ele pediu, sinto medo de não haver colado. Hoje completo 43 dias de fratura imobilizada. Rezo a Deus pra que no retorno a fratura já mostre uma melhora e que eu possa pelo menos, passar o natal com a bota robofoot, pois não aguento mais gesso e muito menos ver minha perninha tão fina e cabeluda... Rss
    Confesso tbm que estou cheia de medos, mas colocando todos nas mãos de Deus.
    Desejos saúde a todos.

    ResponderExcluir
  19. Olá Ivanna,

    A minha fratura foi na base do 5º metatarso, no rx quase nao da pra ver de tao fininha que ela é, mesmo assim tive que passar 45 dias com a robofoot (o tipo da imoilizacao vai de medico pra medico). A minha médica me disse que esse tipo de fratura é de 45 a 60 dias com imobilização, talvez por ser obliqua o medico tenha pedido 2 meses por segurança, mas pode ser que ja tenha calo ósseo antes dos dois meses que foi o meu caso. Hoje completo 52 dias de fratura ja voltei ao trabalho mas vivo mancando de tanta dor que sinto, estou fazendo fisioterapia mas a melhora é lenta.
    Muito boa sorte pra você viu.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada João Paulo, tem dias que sinto fisgadas, beliscões e muito incomodo, no local da fratura. Não sei se isso é normal. Mas, dias estou melhor, dias sinto-me pior. Nossa! Sonho quase todas as noites caminhando, comprando sapatos. Rsrs
      Ficar parada muito tempo é angustiante. Com quanto tempo deu pra ver o calo osseo no seu raio x?

      Excluir
    2. Ivana, eu tb sonho quase todas as noites que estou andando.rsrsrs

      Excluir
  20. O meu apareceu com 45 dias. Mesmo assim, logo depois que vc tirar provavelmente nao vai conseguir andar bem ainda; duas semanas depois q tirei a bota eu ainda estava mancando muito por causa das dores... hoje com 57 dias de fratura meu pé ainda dói mas ja manco bem menos.. a fisioterapia tem ajudado muito e sempre em casa fico colocando gelo e em alguns momentos fico alternando o pé em bacia com agua quente e gelada, esse contraste ajuda tambem na recuperação muscular. Nao precisa ter pressa moça, as lojas vao estar la ainda quando vc ficar boaa rsrs
    Esse tempo de recuperação é o mais importante, tem q ficar comportada pra ser o mais rapído possivel =)

    abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá, para todos... Quebrei o 5º metatarso do pé esquerdo. Nos primeiros 15 dia fiquei com gesso, muletas e recomendações para não pisar com esse pé. Depois, a partir do 16º dia, o gesso foi trocado pelo robofoot, que ainda estou usando. Hoje completam 26 dias. Estou muito ansiosa, porém preocupada também. Pelo que observo dos 3 raio X que tirei não vejo que o osso está colando e sim que o espaço da fratura está aumentando. O médico disse que está indo bem, mas não me passou confiança. Mesmo usando o robofoot e seguindo as orientações de não pisar, o espaço da fratura pode mesmo aumentar? Alguém sabe pq isso acontece? O tempo passa e tenho medo de precisar de cirurgia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ro, tudo bem???
      Lendo a sua postagem, eu tb percebi uma ligeira abertura na minha fratura, mas ao mesmo tempo, já é perceptível a calcificação osséa... O seu pé calcificou direitinho??? O médico no ultimo dia que eu fui ele até apertou meu pé para saber como estava e só disse que o osso ainda não estava 100%... Estou com medo, mais ao mesmo tempo confiante em Deus!!! Muito obrigada, bjssssssss

      Excluir
  22. Gente to desesperado aqui!!!!!!!!! Meu médico disse que 15 dias eram suficientes para calcificar o osso. Fraturei a base do 5º metatarso domingo. Só senti dor na hora, mas está inchado e com gesso desde domingo dia 05/01/2014. Não estou sentindo nada, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anselmo, eu tb n senti dor no período de 26 dias que usei o gesso, apenas um incômodo quando ficava com o pé para baixo, ou tinha que sair de casa para resolver alguma coisa... mas acredito que 15 dias n seja suficiente para calcificar o osso n.

      Excluir
  23. Fraturei o 5º metatarso do pé direito no dia 10 de novembro de 2013, na emergência a perna foi imobilizada com tala de gesso atè a panturrilha, até aì imaginei que ficaria imobilizada apenas 15 dias...ledo engano...no retorno para revisão um outro médico me falou que era uma fratura de difícil calcificação e mandou eu procurar um especialista em pé. Ao procurar o especialista, ele chegou a conclusão que o melhor seria operar e colocar dois pinos para acelerar o processo de calcificação...então no dia 6 de dezembro de 2013 fiz a cirurgia, dia 22 de dezembro retirei os pontos e voltando para revisão no dia 6 de janeiro de 2014 voltei ao médico, onde ele prescreveu fisioterapia colocando carga parcial no pè fraturado...enfim meu processo foi longo, bastante doloroso, pois senti muito dor após a cirurgia...mas agora depois de 4 dias de fisioterapia jà estou super feliz pois estou pisando parcialmente com o pè fraturado (com auxílio de muletas). Boa Sorte a todos!!!

    ResponderExcluir
  24. Pois é Rosana Santos. Vou esperar esses 15 dias com o gesso e bater outro raio x. Hoje 5 dias depois dá pra ver que está um pouco roxo e só dói estou com o pé para baixo. Tento ficar o dia todo deitado, só levanto para ir ao banheiro, estou tomando banho de sol e ingerindo muito leite e derivados!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Olá amogos! Meu nome é Simone e meu caso é muito parecido com o caso da Rosana, fraturei o 5 metataso esquerdo, operei dia 10 e hoje fazem três dias, porem o médico q me operou me deu alta mas nandou a receita e o laudo através do enfermeiro, e eu fiquei com várias duvidas que pir exemplo so ele poderia me tirar. Como, quando poderia tirar a tala, se eu poderia substituí-la pela bota, quando poderia começar a pisar e outras mais. Agora tenho que marcar um retorno pelo SUS, pra não sei quando pra poder tirar minhas dúvidas, ou fazer uma consulta particular para tirá-las o mais rápido possível. Ninguém merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone,

      Pessoalmente passei com uns 5 médicos diferentes. Os procedimentos, as recomendações variam não apenas de cada caso, como, também, de cada médico. Normalmente os dos SUS são, digamos, "mais liberais", são do grupo "deixa fazer" ((rs)). Minha cunhada teve uma fratura bem pior do que a minha. Desde o primeiro dia pisou o chão. Hoje está bem, sem nenhuma sequela. Porém, penso que deve seguir as orientações do médico que mais passou confiança. Fazer acompanhamentos periódicos, com novos RX. De resto, muita paciência e bons livros...

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Hoje é 13º dia da minha fratura. Meu Deus, que incômodo terrível pular num pé só!!!! O inchaço diminuiu, porém está roxo entre meus dedos e dói muito quando meu pé fica para baixo. Vou tirar o gesso segunda-feira dia 20 e bater outro raio x. Meu médico disse que tem fazer esse procedimento de 15 em 15 dias, e nada de colocar o pé no chão!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anselmo... Fraturei o tal 5º metatarso no dia 07/01, completando hoje 15 dias...
      É agonizante ter que ficar na cama com um calor desses... Mas meu médico também marcou retornos quinzenais para novos raio x.
      E me disse, enfaticamente, para não colocar o pé no chão... Pelo menos nos 30 primeiros dias... Já se passaram 15... :-(

      Excluir
  28. Iba...
    Muito interessante seu blog...
    Ao nos acidentarmos nos vemos em uma situação solitária, e seu blog ajuda e conhecermos outras pessoas na mesma situação...
    Agora só resta paciência pra enfrentar esses longos dias (de calor insuportável) na cama...
    Abç..

    ResponderExcluir
  29. estou nessa também, quebrei ao descer de uma escada o 5 metatarso, estou de muletas já jaz um mês. foi final de dezembro/2013 . vou ao medico para ver o que vai ser agora. não aguento mais. trabalho com vendas tô afastado e não posso me afastar por mais tempo. e o medico disse se apresar o processo vai para cirurgia ai é pior segundo ele. um pé que ninguém percebe ele no dia-a-dia. já nem aguento nem mais olhar para televisão o que fazer.

    ResponderExcluir
  30. Anonimo aconteceu o mesmo comigo . Foi dia 01- virada do ano. Espero q qdo for no medico dia 29 ele me libera para andar . Nao agüento mais ...
    Fátima .

    ResponderExcluir
  31. Quebrei o 3 ,4 e 5 metatarso , coloquei 3 pinos removiveis . Senti muitaaaa dor nos 2 primeiros dias .. as vezes sinto estalar é normal ? Em 1 mes sera que cola ? Hoje faz 6 diias ... ja to com a coluna quebrada de ficar deitado ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um mês?
      é bom colocar as barbas de molho!!!
      pra ficar bom mesmo vai ter de esperar mais um pouquinho... os casos mais simples geralmente os medicos dão uns 40 dias ou um pouco mais...

      Excluir
  32. Solucao pra frieira ? To com gesso ..

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Depois dos primeiros 15 dias transcorridos da minha agonia insuportável de estar com esse gesso nesse calor infernal que faz no RN, em fim vou retirá-lo. Assim que retiro o gesso me dirijo para fazer o raio X - assim meu médico pediu - e para minha surpresa o ledo engano dos 15 foi por água abaixo. Estava apenas começando o processo de calcificação e ele recomendou mais 20 dias com gesso e nada de "robofoot" como havia pedido. E a grande dúvida: quando posso colocar o pé chão Dr.? Resposta: daqui a 5 dias osso já está mais coladinho e você pode usar um pouco da carga no pé. Fui para casa esperar mais 5 dias que completaram sábado passado dia 25/01 e assim fui tentando colocar o pé no chão com a ajuda das muletas. Liguei para o médico e disse que não estava conseguindo sem a ajuda das muletas porque doía muito, uma dor fina e intensa, ele disse que eu não forçasse que poderia ser pior e só depois de 10 dias do recomendado estou andando sem muletas, com o gesso de saltinho mesmo. Meu médico está surpreso com isso, 25 dias depois eu estou andando sem muletas, apenas com o gesso de saltinho. Foi um alívio para outra perna que já não aguentava de tanta dor na base do fêmur. Bem, é isso, dia 11/02 vou tirar essa segunda bota, bater outro raio X e ver como está. Até breve companheiros!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  35. Galera quebrei o metatarso 4 e 5 . Já faz 10 dias que operei coloquei dois pinos removivel , é normal latejar , as vezes dar umas fisgadas ? Quais são os sintomas de calcificação ? Abraçosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, inchar tambem... até a consilidacao total do osso vai sentir diferentes transtornos, mas nao deve se preocupar... preocupe-se em nao fazer besteiras que pode sim complicar, como andar antes do tempo recomendado pelo medico...a consolidacao dá-se de diferentes maneiras dependendo do caso e da pessoa... em criancas, por ex, é mais mais rábido... o que pode definir se o osso esta consolidado sao os rxs periodicos que vc deve fazer...se tiver com gesso, fique atento para a circulacao do sangue... veja se está dormente, se as pontas dos dedos estao muito roxas...

      Excluir
  36. Fratura do 5 e 4 metatarso com fios metalicos , sera que demora a consolidação ? e doi para retira los ? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu retirei os fios metalicos segunda feira e o meu médico já me autorizou á andar, mas não estou conseguindo sinto mtas dores.Para piorar minha angustia o médico não me falou se a fratura consolidou, ele disse q parece q sim. Eu queria saber como foi sua recuperação??

      Excluir
  37. Olá, No dia 23/01/14, Fraturei o 5º Metatarso do pé esquerdo, colocaram tala, no dia 29/01/2014, voltei ao médico que disse que eu poderia colocar o Robofoot. Consultei 3 especialistas: 2 disseram 6 semanas com Robofoot, 01 disse para eu colocar o pé no chão e caminhar com auxilio de muleta, mas era para andar normalmente, fiquei com medo e não coloquei o pé no chão, estou aguardando ansiosamente dia 17/01/2014, para radiografar e verificar se está criando o calo ósseo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no meu caso, tambem fraturei o 5º metatarso. todo processo deu-se basicamente assim: 15 dias com tela; uma semana com gesso, e o restante com a bota imobilizadora, que foram uns 30 dias, somando ao todo uns 50 dias. voltei a trabalhar mancando, e isso durou um mês pois meu medico disse nao haver necessidade de fisioterapia. hoje nao tenho nenhum tipo de sequelas. durante o tempo que estava usando TELA-GESSO-BOTA nao coloquei o pé no chão, embora uns dos médicos houvesse me aconselhado a andar na etapa do gesso, o que evitei mesmo assim.

      Excluir
  38. fraturei o 5 metatarso do pe esquerdo e no 3 dia nao aguenteei usar muletas e coloquei o pe no chao , resultado da teimosia sinto dores e o gesso ta bambo , e esfarelando o fundo devo trocar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so se deve andar quando o medico autorizar, após analise do rx... quando isso acontecer o medico vai mandar fazer o gesso com um salto, que podera ser usado uns 3 dias depois de colacdo, mas no seu caso, acho que nao é gesso, mas tela... é melhor retornar ao médico e fazer outra tela...

      Excluir
  39. Pessoal anoite lateja mais a fratura (metatarso) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. normal, mas isso pode ser dirimido com remédio... consulte seu médico...

      Excluir
  40. Galera tomem chá de mestruz ouvi falar que é muito bom (comecei a tomar hoje) , em 15 dias alguem viu o resultado na calcificação ? tirei raio x nao vi nada de diferente :(

    ResponderExcluir
  41. Eu to desesperada, no dia 13 de janeiro eu sofri um acidente e moto e quebrei o 4 e o 5 metatarso, mas o médico não pediu raio x, descobri que estava quebrado ontem dia 07 de fevereiro, agora o médico disse que é tarde para operar, vou ter q voltar o pé normal sem corrigir o osso, pois ele já calcificou devido a demora em diagnosticar, não sinto dor, estou de muletas ainda não piso no chão, mas será que vou ficar manca, sei lá, vou voltar ao normal???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de como calcificou no raio x atual .. mais se nao esta doendo é um bom sinal

      Excluir
    2. Ana,
      Se eu fosse vc procuraria outros especialistas... e vc nao vai ficar manca não, tire essas coisas da sua cabeça...

      Excluir
  42. 15 dias ja tem resultado no raio x ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fraturei o metatarso, tirei o primeiro Raio X em 20/12/2013 (quando ficou confirmada a fratura). O segundo Raio X, tirei 28 dias depois (exatas 4 semanas), e mesmo assim, pq fui a um segundo médico, ainda não estava totalmente consolidado porém já dava para perceber uma visível melhora!!! Depois desse segundo Raio X me conformei em esperar mais 12 dias pois aí completaria os 40 dias que é o mínimo necessário para uma melhora efetiva.

      Melhoras p/ vc!!!

      Excluir
  43. Fraturei a base do 5 metatarso dia 15/01... desde o início usei Robofoot e até o 13 dia usei muletas sem apoio do pé. Depois não aguentei mais e comecei apoiar de leve o pé com a bota. Amanhã vai fazer 27 dias e vou fazer outro Raio X.
    Não é facil, passar esses dias todos do verão no Rio nessa angústia, to com a passagem comprada pra Salvador! rsrsrs . To dependendo do resultado do Raio X novo pra saber se fecho a viagem (hospedagem, festas, etc) por completo. Depois do resultado posto aqui. Valeu!

    ResponderExcluir
  44. Amigos,

    Assim como tantos outros, estou aqui para dividir com vcs essa experiência terrivel que é fraturar o quinto metatarso!!! No meu caso, fraturei o quinto metatarso do pé direito dia 20/12/2013, na hora pensei que tivesse apenas torcido mas não...Fui ajudada na rua por pessoas que passavam e um rapaz me colocou em um taxi para que eu pudesse chegar ao Hospital, depois do Raio X ficou confirmado que eu havia fraturado o metatarso e teria que imobilizar...

    Coloquei o gesso na mesma hora e com ele fiquei por 10 dias, depois disso, como o calor estava realmente insuportável no RJ voltei ao ortopedista, que trocou o gesso por uma Robofoot (com essa bota fiquei mais 30 dias) sem colocar o pé no chão.

    Fui liberada pelo médico a começar a andar somente depois de 40 dias (dia 29/01/2014) e ainda doía e doi um pouco...Depois que tirei a imobilização fiz fisioterapia (e hoje, 56 dias depois da fratura ainda continuo fazendo).

    Sei que é dificil e angustiante por vários motivos ter que ficar aguardando a consolidação do osso mas, infelizmente, não há outro jeito...digo isso por experiência própria pois como eu me acidentei no dia 20/12 tive que ficar com as restrições que uma Robofoot lhe proporciona no Natal, no Ano Novo e no meu aniversário (que foi dia 25/01)...

    Não queria mas tb tive que entrar de licença pelo INSS e retornei ao trabalho, agora, em 12/02/2014. Então o que recomendo a todos que estão passando por isso é paciência...muita paciência que com o tempo tudo vai voltando ao normal !!!

    Saúde e boa recuperação à todos!!!

    ResponderExcluir
  45. Meu deus n aguento mais, fraturei a base do 5 metatarso dia 03 de fev e hj resolvi ir ao médico, ve o q aconteceu, sinto dor e não aguento mais ficar com isso sou mt imperativa. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha cara, é em momentos como esse que aprendemos a ter paciencia, embora nao seja fácil... não outro há remédio.

      Excluir
  46. Quebrei a base do quinto metatarso dia31 de Janeiro, to c a tala a18 dias. N sinto mas dor alguma, e consig mexer o pe na tala sinto como se ja esta beem. Só ainda tenho o pequeno hematoma perto dos dedos pq sou mto branca ai da p ver um esverdeado. Sera q to bem ja? No raio x a fratura é qse impercetível, e o atendimento do sus é mto ruim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o pé em repouso realmente imaginamos que já estamos bem (pois como vc mesmo disse, não sentimos mais dor)...mas não, 18 dias ainda é muito pouco para obter algum resultado. Com 18 dias eu nem sequer conseguia colocar o pé no chão pq a pressão com o chão causa mta dor.

      Espere mais um pouco que vc vai melhorar! =)

      Excluir
  47. Sou eu de Novo, as do 18 dias...
    Tirei a tala e coloquei a bota, o medico tinha autorizado no dia da quebra. As almofadinhas servem p q?
    Minha perna e pe estao mais magros, e o osso parece alto sera pela magresa do pe, ou calo ossseo?
    Minhaperna vai voltar ao normal? E p andar depois é mto ruim? Me ajudem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe pois a Robofoot cumpre a função de imobilização direitinho. As almofadinhas são para que seu pé fique corretamente imobilizado dentro da Robofoot... A perna e o pé estarem mais magros é completamente normal já que vc está em repouso e não utiliza esse grupo muscular há 18 dias.

      Assim que tirei a imobilização ainda senti dor, mas essa dor vai diminuindo conforme os dias vão passando e aos poucos tudo vai voltando ao normal! Não se esqueça de fazer fisioterapia, vai ajudar bastante!!

      Melhoras !!!

      Excluir
    2. obrigada pela ajuda!
      estou me sentido mais segura c a bota, pois esta mmais firme q a tala.
      proxima consulta semana q vem, estou anciosas hehe ...
      c 40 dias vc foi liberada ? ja voltou p trabalho escola e td mais ?

      Excluir
    3. A ansiedade é normal nessa situação...rs (Ficamos querendo melhorar e voltar a andar logo!!!) - Entendo bem como é...Fiquei 40 dias com a imobilização e depois disso fui liberada para fazer a fisioterapia. Já voltei a trabalhar sim e hoje, depois de 2 meses de fratura, já não sinto quase dor nenhuma...A maioria dos médicos com quem me consultei dizeram que o tempo de imobilização p/ o meu tipo de fratura (que foi muito semelhante ao Raio X mostrado no site) é de 4 a 6 semanas.


      Sei como esse periodo de recuperação é dificil mas ter encontrado esse site me ajudou mto e espero que ajude a vc também!!!

      Excluir
    4. O siye ta me ajduudando sim. O meu raio x parece mis c o de 15 diaa aqui do site, o risquinho é bem fininho. ja consegui colocar o pe no chao sem dor. Agr é esperar e n forcar.

      Excluir
  48. Já faz 30 dias que fiz a cirurgia , quebrei o 3,4 e 5 metatarso , amanha irei tirar os 3 fios de kirschner .. com certeza vai doer muito ! mais o pé em si já esta muito bem , não sinto dores .. amanha irei também tirar outro raio x , acredito que mais 10 dias já era . Boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  49. (3,4 e 5 metatarso) Fui ao médico e o osso nao estava bem colado , ele disse pra tirar os fios daqui mais 30 dias .. é normal ?

    ResponderExcluir
  50. Parece consensual o fato de q não há consolidacao realmente efetiva antes de 40 dias, que é o mínimo para poder andar e voltar a trabalhar. Isso excetuando os casos q envolvem cirurgias.

    ResponderExcluir
  51. gente , passei no medico c 25 dias de fratura, ele mal falou do raio x disse q c 40 dias pode pisar q a fratura ja consolidou mas quer q eu fique de botaate abril, sera q se tirar a bota tem problema ? ja consigo pisar e andar sem dor ... oq fazr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com 40 dias voltei a trabalhar... no meu caso (cada caso é um caso) podia ficar sem nada, disse o médico, mas a usei por contra propria uma semana para ir trabalhar de onibus...penso q deveria seguir os conselhos do médico ou, se acredita mesmo q está bem, q procure outro medico. É bem provável q o outro a libere da bota, mas nao aconselho a fazer isso por contra propria

      Excluir
    2. Quais os desconfortos qndo voltar a andar? Vc foi andando aos poucos ate largar a bota? E ficou calo onde quebrou?

      Excluir
    3. no meu caso, como nao fiz fisio, fiquei mancando durante uns 30 dias, não por doer, mas pela sensação de estar pisando em falso... ás vezes tem-se a sensação de que a perna está leve... mas é por causa da perda muscular em consequencia de sua inatividade... inicialmente o pé pode inchar, mas é normal... não fica calo... tudo vai voltando como antes... embora sempre que esfria sente-se uma dorzinha no local...já comecei andando para o trabalho, pegando ônibus etc. é claro q tomando o cuidado de evitar pisões, por isso usei a bota na 1ª semana, nao por recomendacao médica, mas por decisão pessoal...

      Excluir
  52. Pessoal, boa noite! Fraturei a base do 5º metatarso no dia 17/02 pois cai quando descia no meio fio, fui ao médico no dia seguinte, até aí estava pisando mal, mas sem muitas dores!!! O médico mandou eu fazer o raio x e quando viu disse que eu tinha fraturado, sendo que fiquei com algumas dúvidas e um certo pensar se realmente eu fraturei ou não. A primeira é: Como um médico manda uma pessoa engessar e ao mesmo tempo coloca na receita que eu tenho que fazer compressa com gelo?? A outra dúvida é a seguinte: ele me deu 15 dias da qual terminam agora no dia 4/3 que é carnaval, será que eu indo antes em um outro médico ele me atenderá para tirar as dúvidas? Ou só vai me atender depois dessa data? Ai pessoal é muito chato esse gesso, ficar parada, já que não podemos colocar o pé no chão, bem eu tenho fé, quem sabe não houve um erro médico, afinal o médico não me deu o raio x e nem sinto dor!!! Muito obrigada e melhoras para todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se eu fosse vc iria o mais depressa em outro médico, tiraria um novo RX, antes de sair por aí correndo... pode ser uma coisa simples, mas se realmente for uma fratura, 15 dias apenas é muito pouco para poder andar. E se o medico for do SUS, piorou... rsrs bjos

      Excluir
  53. Boa noite pessoal, quebrei bem no meio do 5º metatarso, e amanhã dia 28/03 vão fazer 30 dias, assim que acabar o carnaval, devo ir tirar um raio x para ver se colou. Foi uma fratura em espiral como o médico disse, e dava pra ver que ele estava bem separado. Sinceramente estou com medo de ver o resultado, pois é muito ruim ficar parada esse tempo todo sem fazer nada. Espero que esteja tudo bem. O meu pé não dói, eu sinto umas fisgadas as vezes no local. Também ainda está inchado, só que menos. Assim que tiver notícias retorno aqui. Melhoras a todos!

    ResponderExcluir
  54. Posso comecar a pisar msm sem estar td coconsolidado, fratuta conpletou 30 diaas.. .e n fazrr a carga parcial faz mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende da fratura... nas maioria dos casos sim, mas nada melhor do que consultar o médico. Geralmente o médico autoriza pisar no chão quando manda colocar gesso com salto. Andar no rempo certo vaz parte do processo de recuperacao. Mas tudo deve ser feito sob orientacao médica, pra evitar transtornos.

      Excluir
  55. To c um pequeno calinho obde quebrou, e sinto um pouco de desconforto qndo mexo o pe demais..... E meu tornozelo ta meio doido e incha na bota....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem qts dias que vc está imobilizado??? Eu estou com 16 dias e tb já sinto um calinho onde foi fraturado... e só uma dorzinha que incomoda muito pouco!!!!

      Excluir
    2. 38 dias, mas vejo q o calo esta diminuindo. A aperencia vai melhorando aos poucos.

      Excluir
  56. Eu quebrei o 5º metatarso n dia 29 de janeiro fui logo ao médico que radiografou e colocou tala por 15 dias, voltei novamente tirou a tala e radiografou e colocou gesso, tornei a voltar tirou o gesso e radiografou novamente e pescreveu a bota imobilizadora. Hoje dia 08 de março está fazendo trinta oito dias será que
    posso apoiar o pé no chão normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o procedimento padrão dos médicos. No geral , dependendo da intensidade da fratura, recomenda-se andar na etapa do gesso, quando é mandada fazer bota com pequeno salto, próprio para isso. Mas isso é o médico quem pode avaliar, pois cada fratura tem sua evolução própria (ou complicação).

      Excluir
  57. Quebrar um osso vira uma saga em nossas vidas

    A minha praticamente acabou *-*

    Foi assum : torci o pe numa rampinha minuscula, doeu mas deu p suportar, tomei dois onibus e so fui no ps no dia seguinte, 1 de fevereiro, ai o raio x foi pedido mais peko hematoma q ficou, ainda andava c dor.... E ai foram 18 dias de tala e 20 c a robofoot.

    Passei no Medico c 25 dias e depois c 38 voltei a vida.

    Agr coisas q vi sao normais :

    Perna atrofia
    O raio x n é tao facil de vc ibterpretar
    Qndo voltat a andar dores na panturrilha sao comum
    Usar uma torbozeleira ppassa seguranca

    Wnfim gente mta paciência q td passa

    ResponderExcluir
  58. Olá. Pessoal! Tb fraturei o 5 metatarso, q doideira um ossinho quebrado causa!
    Fez 30 dias 14 de março, estou com a bota,repuxa e arde no local fraturado,incha mto tb se ficar muito tempo sentada ou de muletas..o médico liberou tirar a bota p tomar banho e qdo estivesse vendo tv..daqui a 1 semana ele disse q começarei a colocar pé no chão p andar...sei q é difícil tudo isso,só
    quem passa sabe. Deus nos abençoe c uma rápida recuperação.

    ResponderExcluir
  59. Gente td bem? A minha filha quebrou 5 metartaso dia 01/02. Ficou 7 dias de tala, 15 dias de gesso e agora esta com robofoor. A minha preocupacao 3 que quando tava de gesso nao reclamava de dor e agora com a bota reclama todo dia. Sera que nao esta imobilizando direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doi ou incomoda??? Pq eu to com o robofoot e incomoda tb, sinto ardência e fisgadas, mas eu acho que é normal pq está calcificando...!!!!!!

      Excluir
    2. Ela diz que doí.
      Uma outra preocupação que tenho e se a bota esta imobilizando direito porque ela calça 33/34 e essa bota é tamanho P a partir de 35.

      Excluir
    3. as botas sao de tamanho padrão, e se sua filha fez uso do gesso no tempo correto, não há nenhum motivo para preocupação... a dor é normal... mesmo um ano após a fratura, vez ou outra sinto uma fisgada, mas nada que não faça parte do processo normal. Incomodando muito a dor, talvez seja o caso de voltar ao médico. Alguns medicamentos ajudam muito nesse processo, mas sempre sob recomendação médica.

      Excluir
    4. Oi Penha, tudo bem? Penha, eu operei o pé devido à uma fratura no 5º metatarso, e tive que usar a Robofoot, mas sem encostar o pé no chão. No começo eu também descobri que estava piorando as dores e as fisgadas, ainda mais porque eu tinha a sensação de que o peso da bota ficava bem acima da fratura e do corte. Descobri que é o jeito como se coloca a Robofoot. Eu começo agora fechando ela pelos velcros mais próximos ao tornozelo, fixando-os bem, mas não muito apertado. Os das pontas, eu deixo mais soltinho. Assim, ele segura melhor o peso e não dói muito. O meu veio com 3 almofadinhas, eu coloco 1 acima da fratura e outras 2 acima do dedão, pois ao movimentar, o dedão fica firme e imóvel e sustenta, não deixando o peso cair na fratura. Assim consegui usar a Robofoot. Tente, qualquer coisa, me fale, ok!?

      Boa recuperação!!

      Excluir
  60. Valeu vc me ajudou bastante mto obrigada...rs

    ResponderExcluir
  61. olá também fraturei o quinto metatarso no dia 29 de janeiro e o medico disse que era caso de cirurgia que eu proucurasse um especialista em pé e tornozelo mais até o momento não consegui marcar esse especialista estou proucupada pois não tenho ninguem que possa correr atras disso pra mim uma amiga tentou marcar mais não conseguiu estou sendo acompanhada por um ortopedista e traumatologista e ele disse que tenho que passar por esse especialista pois o osso tá muito afastado e é caso de cirurgia hoje já faz 57 dias e no rx está aparentando está mais aberto. será que posso ficar com alguma sequela devido a demora? não coloco nem o pé no chão e essa fratura cada vez que vou ao medico não ha melhoras estou com medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ponha a boca no trombone, faça escândalo, exija atendimento. Somente um especialista pode falar em sequela, porém, no começo tudo fica mais fácil de ser resolvido. Tente o mais breve, é melhor pra vc.

      Excluir
    2. Olá Josiane, tudo bem? Meu nome é Nádia, e eu tive uma fratura como a sua, que estava deslocado e tive que operar. Graças a Deus eu consegui operar 1 semana depois do acidente, porque o médico disse que não poderia deixar passar 2 semanas, pois começaria a calcificar e isso dificultaria até a cirurgia. Corra! Faça logo a cirurgia antes que você fique com sequelas!
      Boa sorte, qualquer coisa, me escreva!

      Excluir
  62. Tente passar com especialista o mais rapido possivel. Boa sorte

    ResponderExcluir
  63. Pessoal boa noite!!! Estou completando 36 dias imobilizada e na última vez que fui ao médico ele me liberou pra botar um pouco da carga no pé fraturado, mas quando cheguei em casa comparando os exames parece que a fratura abriu um pouco, mais ao mesmo tempo tb vê o calo ósseo se formando, devido a minha psicose, continuo não colocando o pé no chão, será que tô fazendo errado??? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wanda, tudo bem? Eu tbm estou bem paranoica com esse meu pé! Meu médico disse que vaime mandar pra fisioterapia daqui duas semanas, mas estou morrendo de medo de colocar o pé no chão. Ainda mais depois que eu ouvi histórias (qdo fui na perícia do INSS) - que o fisioterapeuta mandou a mulher forçar e o osso acabou quebrando de novo ... medo total!

      Excluir
    2. Olha, e muita paranóia pra uma pessoa só!! Eu tô com medo de por o pé no chão e ao mesmo tempo louca pra que isso ocorra... Nossa que história louca, mais não vai acontecer com a gente... Se deus quiser!!!

      Excluir
    3. Até o meu médicome disse que eu ando muito paranoica, com tudo, até com os hematomas da cirurgia! kkkk
      Mas se Deus quiser logo estaremos já bem, andando e vivendo a vida!! ;)

      Excluir
  64. Olha Wanda segundo o médico que a minha filha passou é importante pra recuperaçao colocar um pouco de carga no pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, vou tentando devagarinho... Dia 1 eu vou ao médico e devo ser liberada, afinal serão 42 dias... Obrigada

      Excluir
  65. Oi Gente! Sou nova por aqui, mas achei o blog super útil para quem está passando pelo mesmo problema! Assim nos sentimos mais amparados e menos preocupados!
    Meu nome é Nádia, fraturei o pé dias antes do Carnaval - dia 25/02 - olha que "sorte" -_- do modo mais bobo do mundo: caí da escada da minha casa quando estava descendo, e joguei todo o peso do corpo no pé. Na hora, doeu como se fosse uma simples torção. Tanto que, até saí andando, mancando pra buscar o gelo!
    Coloquei gelo por uns 30 minutos, mas vi que estava ficando muito inchado e roxo, azul, preto... fiquei com medo e fui ao hospital. Tirei o raio X e foi batata: Havia quebrado o 5º Metatarso, fratura oblíqua, e super deslocada. Queria chorar, e chorar quando vi aquela radiografia ... O Médico me disse que era caso cirúrgico e que seria melhor, pois a recuperação seria mais "certa", de que colaria do jeito certo, e não torto.
    O médico disse que se eu optasse pelo tratamento somente no gesso, o osso colaria, sem dúvidas, mas ficaria torto e eu poderia ter sequelas, do tipo: pisada errada, dores e acarretaria até a coluna.
    Eu, que nunca havia quebrado NADA, nem unha estava em completo pânico.
    Resolvi consultar outros 2 médicos ortopedistas diferentes, e todos disseram a mesma coisa. Assim me convenci que era mesmo preciso operar.
    Voltei ao meu médico e disse que queria operar, e ele me operou 1 semana depois, no dia 05/03. Foram colocados 3 parafusos e uma placa para segurar e juntar os 2 ossos.
    A cirurgia demorou umas 2h, mas fiquei a maior parte dormindo, graças à Deus, pois nem vi me aplicarem a anestesia Raquidiana. Tive alta no dia seguinte, mas fiquei com uma tala bem firme.
    Tomei antibióticos por 2 semanas, juntamente com outros 2 remédios: um analgésico e um outro pra a dor.
    5 dias após a cirurgia voltei para uma consulta, tirei outro Raio X somente para comprovar que a placa estava segurando o osso certinho.
    Voltei para uma nova consulta semana seguinte, para retirar a tala. Como fiz cirurgia, eu deveria fazer curativo do corte todos os dias, e então comprei a Robofoot. Meu médico disse que com o oso foi colocado no lugar, não havia "perigo" mais de deslocamento, por isso poderia ficar com o Robofoot, e teria que dormir com ele até a retirada dos pontos, que ocorreu nessa última 4ª feira dia 26/03.
    Meu médico me disse que como agora o corte já estava cicatrizando, eu deveria deixar meu pé respirar mais, e poderia até dormir sem a botinha.
    Já estou tomando banho e lavando o pé, pois o corte já cicatrizou.
    Mas de maneira nenhuma ainda não fui autorizada a sequer apoiar o pé no chão. mas eu nem iria conseguir mesmo - ainda dói, sinto umas pontadas qdo forço os dedos dos pé, como se estivessem repuxando a área do corte, e yes, eu sinto a placa, mas não dói, é só incômoda.
    Voltarei ao médico daqui 2 semana para um novo raio X e ver se a calcificação começou.
    Até ONTEM a dor e os "puxões" já haviam reduzido muito, porém a muleta escorregou e eu acabei apoiando com tudo o pé quebrado no chão. Vi estrelas, doeu pacas, e fiquei com medo de ter saído do lugar.
    Amigos, esta é a minha história, e estarei acompanhando esse blog, relatando tbm a minha experiência, se essa servir de ajuda, melhor ainda!
    Boa recuperação à todos!!


    ResponderExcluir
  66. Oi gente... alguém aqui quebrou ou 5º metatarso e teve que passar pela cirurgia? Gostaria de trocar idéias e experiências ...

    Nadia

    ResponderExcluir
  67. olá pessoal! Dia 14 d abril fará 2 meses q fraturei o 5 metatarso torcendo o pé. O ortopedista liberou colocar o pé no chão e andar com ajuda d tênis.,só q não consigo andar,dói e incha,voltei p robocoof por minha conta afrouxando as tiras para exercitar músculos. Melhorou no sentido segurança, mas ando c as muletas p não colocar carga radical.Alguém com uma experiencia de como voltou a andar p ajudar?
    Se colocou carga total ou não ,como foi e tal.Me chamo Kátia. Abços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, tudo bem??? Eu fui liberada tb para andar e hj já consegui, com muiiitoo esforço, subi escada e só estou com uma muleta, agora sem a muleta parece que vai demorar muito... O médico te liberou a qt tempo já??? eu to treinando a beça mesmo, para poder voltar ao normal logo e muita fisioterapia!!!!!!!!!

      Excluir
  68. Oi Wanda! Realmente tem tudo a ver com se esforçar! A ansiedade atrapalha muito pq quero sair andando logo.Já. consegui tbm andar com 1 muleta,daí ficou doendo depois o joelho da perna boa e voltei a usar as 2 :-) ...esqueci d perguntar ao médico se posso dirigir,já q ele disse q eu poderia usar tênis, será? Aii quase 2 meses,é deprimente!! O q conforta é q vamos andar né, só um pouco mais d paciência... valeu muito sua experiência. 1 abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci d responder...1 semana q voltei a colocar o pé no chão. Já não sinto mais dores na panturrilha e nem meus dedos estão rígidos, enfim...parece q teve evolução.

      Excluir
    2. Katia, eu tirei hj (1 de abril) mas não consegui andar sem muleta, 1 dia pra uma pessoa que não andou durante 42 dias e pouco né? O lance e que tenho que voltar ao trabalho na sexta... Por isso tô nervosa rs bjsss

      Excluir
    3. Olha eu aqui d novo kkkk..configurei p ser notificada qdo alguém fala e to on....
      Complicado Wanda...como sou antônoma,só fico sem ganhar mais din din...mas vou as vezes d muletas,táxi.. aff dói no bolso..no seu caso acho q vão ter q te dar mais dias hem..

      Excluir
    4. Então, sou funcionária pública, mas trabalho muito longe, pego 3 conduçoes, amanhã vou tentar passar no médico e ver o que ele acha... De muletas, eu acho muito difícil pra ir... Vc tem facebook? Me add, wandamoura@hotmail.com

      Excluir
  69. Nádia.. li seu relato e fiquei pensando. Meu Deus,ela caiu com o pé operado! Como vc está? Melhor pensar q não aconteceu mais nada...eu tb no começo fui subir uma rampa não muito íngrime e quase me estabaquei no chão..forcei muito o pé pisando radical,mas depois desse acontecido, fiz novo raio x e estava tudo bem.Ufaaaa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kátia!! Obrigada por me responder! ^_^
      Graças a Deus nada aconteceu contigo, né? Porque qdo estamos com esse pé já todo delicado, ficamos com dedo de tudo, até de encostar no cobertor!
      Eu pisei no Domingo e hoje (02/04) já está bem melhor. Irei na próxima 4ª feira para outra radiografia e ver se a calcificação começou ... vamos torcer!

      Kátia, e como foi o seu caso? Quebrou somente sem precisar operar?
      Já está calcificando?
      Uma boa recuperação pra vc!! ^_^ Bjinhs!!

      Excluir
  70. Oíii Nadia!!!!
    Q bom q já está conseguindo melhorar! É demorado né? Ô meu Deus!!
    Não precisei operar....já estou andando c 1 muleta só e d tênis.... incha no fim do dia..aí é gelo p todo lado! Sinto q está bem menos enrijecido meu pé e não vejo a hr desse pesadelo acabar!
    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Kátia, que boooom que seu pesadelo já está no fim! Eu ainda estou sofrendo bastante, não posso nem sequer colocar o calcanhar no chão, e ainda dói bastante!

      Eu tenho uma perguntinha: Vc disse GELO - ele melhora mesmo? Aquelas fisgadas doídas?
      Deve ser por isso que qdo saio do banho, repuxa e dói demais, pq eu dou banho no meu pé com água quente... e estou tendo que lavar bem entre os dedos pq depois que tirei a tala, saiu abcessos entre os dedos, e estou tentando curar isso também ...
      Oh, meu Deus, qto sofrimento!!

      Ah, obrigada por meaceitar no FB! ^_^ vamos conversar muito por lá! Já estou conversando bastante com a Wanda e isso vem ajudando bastante!!

      Boa recuperação pra vc!! Beijinhsss

      Nady

      Excluir
    2. Hello Nadia!
      Sabe... determinei! Vou andar! Isso foi ontem de manhã ,pq se o médico disse q era p andar,então eu tinha q me esforçar ao máximo! E quer saber? Hoje estou mais muiiito melhor q ontem...estou percebendo q ao insistir vencendo o desconforto da rigidez e dor repuxando,meu pé está voltando ao normal.Uso a noite uma bola daquelas infantil transparente,levemente molinha,está sendo muito bom,e o gelo como ajuda...tenho aqueles recipientes de gelo q vende na farmácia ,ele é quadrado,daí tiro ele do freezer ponho o pé deitado sobre ele,minha nossa,q beleza q é.Se o seu médico mandou tb usar gelo,useee..se não. a sua recuperação vai ficar lenta.

      Excluir
    3. Ehhhhhh Kátia, é assim que se fala!!!!!!!! Deixa eu te fazer uma pergunta, seu pé só incha a noite??? Pq o meu permanece inchado o dia inteiro... Será que é normal???? Estou colocando gelo 4 vezes ao dia... Beijos

      Excluir
    4. Nossa ontem segui a regra e coloquei gelo por umas horinhas, e YES, nossa ajudou a amenizar o desconforto dos puxões da placa (na verdade não sei se é da placa ou da fratura ou do corte da cirurgia! kkkkk ) e vi que os movimentos dos dedos melhoram mesmo!
      Meu médico ainda não me liberou colocar o pé no chão, nem apoiar, nadica, eu voltarei semana que vem para uma nova radiografia na 4ª feira, (por favor meninas, torçam para que a desejada calcificação / calo ósseo esteja começando a se formarem, pleeease!) - e ele vai me encaminhar para a fisio então.
      Estou com medo da fisio, pois eu ainda sinto que não estou preparada, eu sinto muita dor no local :'(
      Vejo tanta gente indo bem com suas fisios e conseguindo já caminhar, eu fico pensando se é normal o meu demorar assim (já fazem 3 semanas pós operatório) e não sinto que consigo o mesmo avanço que vocês, meninas!
      Um super beijo e um excelente finde para vocês! Continuem postando suas vitórias, estou torcendo!!! ^_^

      Beijinhos ...

      Nadia

      Excluir
    5. Oie meninas, eu quebrei o 5 metatarso dia 20/04. Eu estava descendo um morro e pisei em um buraco aff!! O meu médico me indicou cirurgia, eu fiquei mais de 1 semana com a tala, e dia 27 eu fiz a cirurgia, ele colocou dois fios metalicos no meu pé, e depois imobilizou com a tala e ,e recomendou não pisar no chao. depois de 45 dias ele retirou oos fios e me autorizou a pisar. Mas o q mais está me preocupando é q ele me disse q não sabe se meu osso colou, como assim não sabe? Mas como é hospital publico vcs sabem né temos q ir pela sorte.
      Já tem 3 dias que eu estou tentando andar mas está sendo bem dificil, meu pé ainda doi mto só consigo com ajuda de amuletas, estou mto angustiada pois já são quase 60 dias de molho. Eu gostaria mto de trocar ideias com vcs. Eu preciso saber se é normal o meu pé doer assim o q vcs achão? me respondam por favor!

      Excluir
  71. Genteeee...estou tão felizzzz,amanheci andando,sem muletas sem nada uebaaaa....mancando só um pouquinho... passei aqui p animar vcs..meu pé ainda incha um pouco...mas a tendência é sumir..se o médico já autorizou colocar o pé no chão, coloquem sem medo e vença a rigidez e o inchaço andandoooo..bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ual que ótima notícia!!!!! Eu hj sumi e desci escadas tão bem, colocando pouca força, e sinto que as muletas estão mais leves, eu acho que eu tb conseguiria andar sem elas, mas ia mancar demais... Então vou dar mais um tempinho, afinal hj faz somente 3 dias!!!! Mas vms caminhando que no final tudo dará certo!!!!!!

      Excluir
    2. Oieeee!! Parabéns por mais essa vitória Kátia!! Que tudo continue indo muito bem, e só tome cuidado, cuidado mesmo, porque eu vivo dando umas escorregadas com as muletas, e essa me custou um pisão dolorido com o pé quebrado ...
      Torcendo por ti!! Beijossss Nádia

      Excluir
  72. Preciso de ajuda, li os comentários acima eu virei meu pé no dia 31/01/14 somente hj recebi o laudo do RX que identificou fratura na base do 5º metatarsiano á esquerda, passei por muita dor que até hj sinto, quando foi no hospital no dia do acontecido, o médico nem tirou RX e me falou que era só uma lesão leve, nem imobilizou só passou um remédio para dor. Estou preocupada por não ter usado nenhum tipo de mobilização e ter problemas futuras já que a lesão está calcificando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia...
      Já passou por uma segunda avaliação médica? Nesses casos, para ter certeza e para seguir mais confortável emocionalmente, a melhor coisa é passar com um segundo (ou mais) especialista... faça isso...

      Excluir
  73. Estou há 25 dias da fratura do 5 metarraso, fiz 21 dias de gesso e agora uso a bota, mas hoje não estou a
    guentando nem o peso nem o calor, entao vou dormir sem ela, vem já passaram por uma experiência dessa, de tirar a bota para dormir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, ficava morrendo de vontade, dava um desespero, mas temia tirar e ficar com algum problema. Resistir. O problema é que mesmo dormindo o pé se movimenta, e aí pode causar, sei lá, algum trauma, mesmo que levemente, mas é apenas uma opinião extremamente leiga. no meu caso o médico só autorizou tirar pra tomar banho, por motivo óbvios - rsrsrs.

      Excluir
    2. Oi obrigada por responder. Eu coloquei um tornozeleira que o primeiro médico indicou e dormir maravilhosamente. O incomodo é dormir com uma bota que andei na rua...então além dela tenho que cobri-la com um saco de teflon, aí fica mais quente....mas vou só um escapadinha..mas hoje já recoloquei..vamos para frente.....muita paciência a todos..

      Excluir
  74. Pessoal, já estou há 70 dias de molho por conta de fratura no 5 metatarso. Aff, gesso nos primeiros 15 dias e desde então robofoot. Agora já estou tão de saco cheio e "rebelde" que até dirigindo estou ...kkk...alguém fez isso? Deu problema?

    ResponderExcluir
  75. Sou Ivana.
    Nossa!
    Com esse blog não sei se fico alegre ou triste (rs).
    Fraturei esse ossinho também,
    No dia 11/04/2014 e só fui ao médico no dia 12/04/2014 achando que tinha torcido, mas para minha surpresa não se tratava de apenas uma torção.
    O médico me orientou que não colocasse o pé no chão e que andasse com ajuda de motelas, pedindo que retornasse com 7 dias para tirar um novo raio x e ver se fará ou não cirurgia.

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Olá, Galerinha.
    Assim como vocês, eu também fraturei o 5º metatarso e achei estranho o médico não engessar, ele apenas me recomendou a bota ortopédica (imobilizadora) por 30 dias ... está ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim... isso vai depender do tipo de fratura e do entendimento do médico...

      Excluir
  78. ola pessoal,,,vou direto ao fato,,,tambem fraturei o 5 metadarsso,,coincidentemente igualzinhu nas fotos do post ae,,eu me virei bruscamente e cai quando ele ´´quebrou´´,,,porem ai q vem o meu caso,,isso ja faz 2 anos e ainda sinto dores fortes,,porem hoje deu uma tao fort quanto no dia q fraturei,,sera q e assim mesmo? ele ppod ter saido do lugar? esta e a imprensao q me da hoje...ajudem..vou procurar o medico mas se poder da dicas d como evitar tall fato agradesço muito,,,meu email : jefferson.3001@hotmail.com..ou whats 3194952599 valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma dorzinha sempre vai haver vez ou outra, principalmente em dias frios, mas nada que incomode tanto... no meu caso já fez mais de um ano e raramente sinto dores. A melhor coisa é procurar um ortopedista e bater um RAIO X, ou seja, fazer uma avaliação. Enquanto isso relaxa...

      Excluir
    2. obrigado pela dica,,,ja marquei ortopedista,,agora vamos ao resultado,,,brigadao!!!!

      Excluir
  79. Oi, retornei ao medico após 7 dias e tudo ok.
    Qdo retornei após 16 dias me informou de uma
    possível cirurgia e me disse que procurasse um
    especialista em pé, será que ele não poderia ter dito
    logo para procurar esse especialista, amanhã tenho
    mais uma consulta e postarei o resultado.
    Abraços e melhoras para todo nos.

    ResponderExcluir
  80. oi galera! aconteceu comigo a mesma coisa tb... estou a 45 dias c o gesso e na semana q vem troco pela bota. q processo heim! alguém ai teve problemas c a pela morta depois q tirou o gesso, ou um dica de como tirar?
    abraços a todos!

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Parece que eu tô fazendo uma leitura sobre meu caso, kkk, somente com a exceção da temperatura, kkk. O triste é que só fazem 15 dias😭😭😭

    ResponderExcluir
  83. Fraturei o quinto metatarso, igualzinho ao do raio x aí de cima. Depois de 18 dias andando com dor é que resolvi ir ao médico e foi constatada a fratura. Fui direto pro gesso, 21 dias, e pelo raio x estava colado. minha médica mandou eu andar. Foi o que fiz. Hj, 15 dias após a retirada do gesso ainda incha um pouco e dói nas regiões dos ligamentos. Mas tá melhorando a cada dia. Estou usando compressas de arnica. Santo remédio! Tem gel pra vender, mas nada como a erva in natura. Não foi recomendado fisioterapia, então eu, por conta, faço muita massagem no pé, e forço movimentos circulares com a mão. A melhora está sendo significativa. O importante é ativar bem a circulação sanguínea nos músculos que ficaram parados. Estou mancando um pouquinho... mas acredito que logo estarei 100%.
    Paciência e persistência. Duas palavras que procurei não esquecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah.. esqueci de dizer... tenho 58 anos.... e isso em nada tá interferindo... bom né? rsrsrs

      Excluir
  84. Irei fazer cirurgia, pois o meu não calcificou .
    Está marcada para o dia 14/05.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao esquenta, amiga... é uma coisa simples e a recuperacao segue excelente!!!

      Excluir
    2. Realmente, a cirurgia é tranquila, mas fiquei muito nervosa, estou aguardando a recuperação e não veja a hora de poder colocar o pé no chão.
      Abraços!

      Excluir
  85. E já tenho um mês usando a tala.

    ResponderExcluir
  86. quando a gente quebra o 5º metatarso quanto tempo fica sem ir trabalhar?

    ResponderExcluir
  87. Quebrei o meu no dia 18 abril engessei usei a bota e após 30 dias outro raio x, não estava colado ainda, minha fratura é igual a do raio x aí de cima. O medico examinou apertou e tals, não sinto dor alguma, mas não consigo ainda pisar, o tornozelo por ter ficado parado ficou prejudicado. Amanha volto a malhar, porém não posso pular nem correr, nada que prejudique a fratura. Daqui a 30 dias tiro outro raio x. Eita ossinho danado. Rs

    ResponderExcluir
  88. Corrigindo: eu piso, mas não faço o movimento completo. Ando meio dura, mas sinto que estou melhorando gradativamente

    ResponderExcluir
  89. olá, quebrei a base do quinto metatarso a 20 dias, o primeiro médico queria operar, achei demais e procurei outro muito bem recomendado, este não indicou cirugia, uso robofoot, só tiro para tomar banho, ele falou que posso pisar, mas piso de leve e uso bengala, a dúvida é a seguinte: o osso da base esta um pouco, muito pouco saltada e sinto dor no local se aperto, mas se for pisar de verdade não sinto dor.
    volto dia 23/06 para consulta. Oque acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a minha fratura foi bem pequena rsrs e meu médico falou pra ficar 45 dias sem pisar. To vendo aqui cada médico fala uma coisa diferente.

      Excluir
  90. Quebrei o metatarso tbm, não cheguei a ver nenhuma vez nenhuma das raio x, fui no médico no dia seguinte da fratura , eu não estava na minha cidade, e a medica da onde eu estava foi muito atenciosa, disse que a fratura era simples e disse 1 mês com a robofoot , fiquei 10 dias com a tala, e retornei no medico da minha cidade mesmo que me atendeu mto mal, e não receitou a robofoot , somente quando eu disse que a primeira medica receitou, ele liberou, já estou a 23 dias , está pouco inchado e não sinto dor alguma, mas mesmo assim com paranoias da fratura estar colando errada, ou mancar pra sempre rs , não estou usando a bota mto apertada, isso não interfere em nada né ? nem estou usando as almofadinhas que vieram juntas ...

    ResponderExcluir
  91. Boa noite pessoal!!
    Eu fraturei este bendito osso jogando bola, travei uma bola e levei a pior. Achei que era só uma torção, tomei medicamentos e não passava a dor, fui ao médico onde pelo raio x foi constatado a fratura. Fiquei 18 dias com gesso, e hoje faz 18 tbm com a robofoot, ainda não arrisquei firmar o pé no chão. Tirei outro raio x por conta própria e vi que já está quase que completamente colado, faltando bem pouquinho. Será que com este tempo de imobilização já posso tentar andar sem muletas?
    Melhoras pra todo mundo aí....

    ResponderExcluir
  92. Oi pessoal,

    No dia 20 de maio de 2014 corri para pegar um ônibus, cai num buraco e torci o pé. Tive uma fratura por avulsão completa da base do quinto metatarso. Pelo menos não tive desvio e não estava muito separada.
    Na hora nao achei que fosse nada, mas 30 minutos depois do acidente já podia ver a "bola" em cima do osso e sentia muita dor ao pisar. Fui ao medico 2h depois quando fiz o raio x e foi constatada a fratura.
    O médico disse que era uma fratura bem comum, mas chata de tratar. Me mandou colocar tala ( meio gesso), gelo no local e 30 dias sem pisar.
    Como tenho um problema circulatório, assim que o técnico terminou de colocar a tala percebi meus dedos roxos. O medico mandou então tirar a tala e usar a robofoot. E marquei o retorno para 15 dias.
    Nesses dias com robofoot e muletas não senti dor alguma, nem tomei analgésico. So tirava o robofoot para tomar banho e colocar gelo. O pe ficou muito inchado, roxo e depois azulado. Ainda hoje 23 dias depois ainda tem um pouco de hematoma.
    Fiz quase todas as recomendações: antiinflamatório, sem pisar por 15 dias, gelo 3 vezes ao dia, a única coisa que fiz errado foi retornar ao trabalho com 10 dias e não abandonei a vida social, fui para bares e night, sempre de muletas e sem pisar.
    No primeiro retorno, 15 dias em 04/06/14, ouvi do médico que a evolução estava muito boa, já tinha um calo formado ( segundo ele podia sentir no toque - ele apertou muito e nesse dia fiquei com bastante dor) e que na semana seguinte já poderia pisar. Me mandou continuar com a muleta, sem pisar, mas mandou tirar o robofoot pois o tornozelo poderia ficar muito rígido.
    Depois que tirei o robofoot passei a sentir um incomodo, acho que o pe tava muito exposto.
    Mais semana, em 10/06/14, voltei a clinica, fui atendida por outra medica que já tinha outro discurso. Disse que a fratura ainda tava muito evidente, mandou tirar as muletas, mas colocar a bota de novo, por mais 3 semanas. Ela só olhou o raio x, nem me examinou.
    Não confiei muito e decidi procurar outro medico. Hoje 11/06/14 estive em outro medico. Me disse que se tivesse me atendido no inicio colocaria fio, que a fratura tava cicatrizando, mas que era prudente usar muletas, pois quanto mais peso sobre a fratura mais tempo leva a cicatrizacao, não gostei muito desse tambem não. Também só olhou o raio x, não me examinou. Mas vou voltar com as muletas, mesmo que não seja 100% do tempo.
    Acho que vou tentar encontrar o primeiro médico na semana que vem, vamos ver o que ele vai falar. Que prejuízo. Ooooh fraturinh chata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. tambem tive problema com um medico, que autorizou meu retorno ao trabalho com apenas 30 dias... o resultado foi uma bronca do outro medico e mais 15 dias de molho... por isso acho muito importante mais de uma avaliacao médica e rx periódicos para ver como evolui a consolidacao do osso. duro mesmo é quando dependemos de hospital publico, aí nao se tem opção... é confiar e correr à sessao de descarrego... rsrs

      Excluir
  93. Olá, minha história é a seguinte:
    Fraturei o 5 metatarso do dia 31/12/2013. Depois de ter tomado várias beritas resolvi subir numa árvore, ainda não satisfeito resolvi subir mais, quando de repente o galho que eu estava quebra, e eu vou com tudo para o chão. Cai meio de lado, meio de pé, nem sei direito, só sei que cai. No começo senti uma forte dor nas costas, e fiquei um tempo deitado no chão, mas quando fui tentar ficar de pé... aí sim, senti uma dor muito forte no meu pé. Não conseguia apoiar meu pé esquerdo no chão... foi até o hospital, onde foi constatado fratura na base do quinto metatarso. Fui submetido a tratamento conservador, 10 dias de tala + 30 dias de gesso + fisioterapia.
    Fiquei muito puto com essa fratura, pois, eu havia feito concurso para bombeiro militar e estava aguardando ser chamado para o teste físico. Fiz o tratamento que o médico me disse a fratura em si consolidou normalmente, mas por ter ficado por muito tempo com o pé imobilizado perdi parte dos movimentos , após muitas sessões de fisioterapia meu pé nunca melhorava, comecei a ficar nervoso, pois a cada dia que passava meu teste físico estava cada vez mais próximo. Até que chegou o dia do meu teste, e eu reprovei no teste de corrida por não ter conseguido atingir o tempo necessário. Além de fazer o teste na raça, mancando e com dor acredito que tenha piorado minha lesão.
    Daqui hns dias irá completar 6 meses que entrei nessa furada, e eu continuo com dificuldade para descer escada, rampa, rua...com dor quando fico por muito tempo de pé ou andando.
    fui num médico especialista em pé , ele me disse que estou com lesão na lisfranc. disse para eu continuar com tratamento conservador, me passou uma série de alongamentos e gelo 2x no dia, mas não estou tendo melhora =( .
    Mas alguém teve um período de recuperação desses? Ou + de 6 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já ouvi falar de casos assim, mas geralmente é por negligencia do paciente ou por má avaliacao médica...o importante é que prossiga o tratamento direitinho sem querer aventurar-se por conta própria em alguma façanha... de resto, é só paciencia e otimismo, embora nao seja lá nada facil...

      Excluir
    2. Mais uma semana e eu decidi voltar no primeiro médico que me atendeu, 18/06/2014, e ele me deu alta. No total foram 3 semanas sem pisar e mais uma semana só com a bota, 28 dias de alta. O médico disse que já estava consolidado e eu poderia fazer atividade física, inclusive correr. Porém ainda sinto muita dor para andar. Não na fratura, dói pouco. Mas a panturrilha dói muito. O médico disse que não ia precisar de fisioterapia porque eu estava andando bem.

      Excluir
  94. Que ossinho chato esse gente!! Eu quebrei o meu no dia 26/05 voltando do trabalho, fui descer a escada do onibus e torci o pé :/ na hora eu senti dor, mas nunca imaginei que poderia ter quebrado algum osso, fui mancando até minha casa e só fui até o PS no dia seguinte. No PS o medico olhou pro meu pé e já falou que tava quebrado, fiz o RX e tava lá, uma fratura no 5ª metatarso. Coloquei tala e 15 dias depois fui fazer revisão, o médico foi curto e grosso, mandou tirar a tala e ficar mais 30 dias de gesso e não deixou eu usar bota, e não tirou outro raio x. O problema é que o gesso foi muito porcamente colocado, ta uma coisa horrível e ta esfarelando todo, já são 23 dias de fratura, e meu retorno só esta marcado para dia 8/07, como é SUS não tenho muito opção. Pensei em colocar a bota imobilizadora por conta própria, pelo que vi nos relatos a maioria pede pra colocar né. Gente to aflita aqui, não aguento mais andar de muletas, minhas mãos estão doendo de mais e sinto fisgadas do joelho da perna boa. Já cai no chão 2 vezes, em uma delas eu apoie o pé engessado no chão e dobrei todos os dedinhos, ai que medo!! Mas não inchou nem doeu a fratura. Será que vou esperar esse tempo todo até a revisão pra começar a apoiar o pé no chão, sem muletas ?? :,(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu to arriscando, com 32 dias de fratura , comecei a andar sem muletas, não to sentindo dor nenhuma hehe, mas só ando dentro de casa mesmo, to usando bota

      Excluir
    2. Bebeto, eu não arrisquei, fiz tudo que o médico mandou. 3 semanas sem pisar e mais uma semana de robofoot. Tive alta com 28 dias. Tem 3 dias e ainda doi para andar, principalmente a panturrilha, dói muito e está suuuuper flácida. Vamos ver se eu consigo me recuperar logo. O médico não prescreveu fisioterapia.

      Excluir
    3. fraturei a base do 5º metatarso e apos umas duas horas

      Excluir
    4. Acabei de voltar do médico e estou meio emcabulado, ele disse q a fratura não consolidou mas ele me liberou a andar sem robofoot, sera que isso é normal ?? e no raio x parece até que a fratura está mais descolada, estranho...

      Excluir
    5. Oi bebeto, o medico retirou a robofoot com 40 dias, na primeira semana andei com 2 muletas so apoiando o pé sem força, na segunda usei apenas 1 muleta, depois retirei-a. Não ande sem as muletas até sentir segurança no andar. Estou com 100 dias de fratura extamente hoje e não consolidou ainda totalmente, falta pouco, mas m pouco que pelo q o medico disse ainda vai demorar ao menos uns 30 dias com sorte. Ainda doi ao andar, incha, sinto umas pontadas no local da fratura, os dedos do pé ainda estão com uma leve dormencia, consequencia da imobilização. Tá sofrida essa recuperaçao. Pelo que vi aqui tem depoimento de pessoas com 6 meses de fratura e ainda mancam. Não operei, tenho 29 anos, não fumo, nem bebo, até entao praticava atividade fisica, tomo calcio e vitamina d, mas pelo visto não tem adiantado muito coisa.

      Excluir
  95. Oi. Estive a ler os vossos relatos e acho importante salientar a idade que tinham e se eram fumadores quando aconteceu a fractura, pois de acordo com informação do médico os períodos de recuperação dependem também daqueles factores.
    Em 13 de maio de 2014 fracturei a base do 5º metatarso e na verdade na hora senti uma dor forte que me fez “cair ao chão” pois não me conseguia equilibrar em pé (no momento pensei que era apenas uma entorse, embora ficasse logo uma bolinha pequena bem visível). Continuei a andar com dificuldade, fui almoçar e quando pé ficou no chão, parado, comecei a sentir dor maior e o inchaço aumentou e era evidente uma nódoa negra.
    Passado umas 3 horas fui à urgência, ao hospital privado. Ali efectuaram uma raioX e o médico mostrou-me que tinha a fractura. Me disse que ia colocar tala engessada. Passado uma semana fui ao médico do hospital público (por indicações superiores) e, como eu não fiquei com as radiografias, o médico mandou efectuar nova radiografia assim com a tala engessada. Foi feito raioX. Após, o médico me chama e diz que a “fratura” está alinhada e reitera (repete) os conselhos do médico do hospital privado: não colocar o pé no chão, não fazer carga sobre o pé, não molhar a tala engessada, ir mexendo os dedos do pé. Quanto a anti-inflamatório desaconselhou completamente pois o anti-inflamatório (brufen) atrasa a consolidação do osso. Aconselhou a tomar paracetamol (ben-u-ron) para as dores que sinta… além de que diariamente é administrada uma injecção na barriga de forma a tornar o sangue “mais líquido” por causa da circulação, que se torna mais difícil quando a perna está imobilizada.
    Há duas semanas que não tomo paracetamol. Por vezes sinto um formigueiro na planta do pé mas mudo de posição e logo passa.
    Médico aconselhou-me também a manter a perna na horizontal e a andar sempre com as duas (2) muletas (=canadianas). Próximo dia 26 de junho vou ao hospital publico.
    Agora vou procurar site sobre “fisioterapias” aconselhadas para o pé… pois pelo que entendi, ficasse a mancar após tirar a tala engessada..
    Desejo a todos que estão doentes as melhoras e boa sorte. Que Deus vos abençoe. Lili, 46 anos, não fumadora. Portugal

    ResponderExcluir
  96. é normal a fratura parecer que estar maior no segundo raio x depois de 40 dias ?

    ResponderExcluir
  97. Oi gente, confesso que fiquei preoculpada com os vossos depoimentos rs. A mim aconteceu o mesmo, fraturei a base do 5 metatarso dia 4 de junho. Entortei o meu pe direito tao esquizito q apos o ocorrido quase desmaio. Por falta de ortopedista nos prontos socorros da minha cidade so consegui atendimento no dia seguinte, e para minha triste surpresa tinha quebrado a base 5 q ate entao so soube disso aq no site pois nem isso o medico do SUS me esplicou, eu curiosa vim pesquisar na net. Pois bem, no primeiro dia coloquei uma tala de gesso e tomei Flucox em 12em 12 hs e graças a Deus n sentir dores com 15 dia voltei ao medico tirei o gesso vi q meu pe tava um pouquinho inchado, refiz o Rx e o medico me disse q esta colado porem teria q ficar mais 15 dias p v se estavo 100%. Estou de repouso absoluto pois a recuperaçao e mais importante e a minha saude tenho q preserva-la e vcs tambem! Faço sempre massagem na ponta dos dedos devido a circulaçao e percebir q desencharam. Em breve retornarei ao medico e com fe em Deus estara tudo bem. Um abraço q Deus abençoe vcs.

    ResponderExcluir
  98. ola pessoal, estou com mesmo problema, dia 24/06 levei um tombo leve, parecia que meu pé tinha torcido, ainda tomei, andei em casa e tomei um medicamento para dor, me deitei e o pé estava estranho, um inchaço mais inflavel do que duro, dormi sem problemas. No dia 25/06 pela manhã resolvi ir ao medico e fazer um raio x, mais para desencargo de consciencia mesmo, achei que depois do raio x ele me passaria alguns comprimidos e eu voltaria para casa. foi quando a enfermeira veio ate mim e mandou que eu fosse com ela ate a sala de gessamento, la chegando o médico mostrou a chapa e a fratura, me colocou gesso ate abaixo do joelho, e disse para voltar la em 6 semanas, mandou usar muletas o que esta sendo um sacrificio, minha casa tem escadas, e por vezes por falta de costume me desequibro e firmo o pé no chão, no caso o pé fraturado é o direito, será que 6 semanas será o suficiente? não sinto dor alguma, estou tomando anti inflamatorio, mais meus dedos do pé mexem normalmente. estou preocupado, em não me adaptar bem as muletas, melhoras a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sossegue... em 6 semanas vai está ótimo... ou até antes... mas é bom seguir os cuidados que o medico deve ter recomendado...

      Excluir
  99. Olá pessoal
    Estou aqui para falar um pouco do que eu passei da fratura do 5º Metatarso, que é processo de paciência e que temos que está com o psicológico preparado para saber como cuidar dessa fissura que acontecem conosco (por acidente, claro).
    No dia de 19 de abril, acabei torcendo o tornozelo, que acabou prejudicando o 5º metatarso. Pela radiografia, o medico disse que por pouco iria passar pela uma cirurgia, mas que iria ficar umas 6 semanas em pôr o pé no chão. Pois bem, 15 em 15 dias indo para as revisões e mudando sempre o gesso. Completou os 45 dias e fui liberado do gesso, tirei uma radiografia e ficou formado o calo ósseo na base, isso já já foi uma boa noticia. O médico falou que eu já poderia colocar o pé no chão aos poucos com a ajuda das muletas, porém esperei mais um pouco, e deixei passar mais uns 10 dias para pôr pé no chão. O segredo para um boa recuperação é: sempre com o pé pra cima, tendo uma boa alimentação, ingerindo bastante cálcio como leite desnatado, iogurte, Nescau... Coisas que contenha cálcio, ajuda bastante no processo de consolidar o osso.
    Passaram os 10 dias, passei a colocar o pé devagar com ajuda das duas muletas, porque sentimos uma insegurança achando que pode descolar o osso ou outra coisas que a gente venha a pensar rsrs (normal). 5 dias colocando pé no chão, fui para outra revisão, o medico apertou o local do pé e não me apresentava dores e fui liberado de uma muleta. Ai fui ganhando confiança aos poucos e retornando a andar normalmente.
    Ah! Outra coisa, o inchado é normal, nada melhor do que fazer uma compressão de gelo em 30 minutos e 20 minutos de agua morna e depois manter o pé pra cima e sempre articulando o pé pra não dá uma atrofiada. Se tiver sentindo dores no calcanhar, na panturrilha, no tornozelo é normal, essas dores são porque a região ficou muito tempo imobilizado e logo o músculo ficou rígido, mas que um tempo essas dores vão embora.
    Enfim! Fui liberado da outra muleta e o doutor falou que poderia colocar a outra carga de 100 Kg rsrs, mas eu sempre pensando diferente, prefiro pisar mas não com muita força ^^
    Ai galera! Passei por essa experiência e eu estou aqui compartilhando com vocês. Não sinto mais dores, porém não forço muito o pé porque ainda tá recente. Quero dizer que temos que sermos pacientes conosco, não é fácil passar quase 50 a 60 dias sem colocar o pé no chão, mas temos nos recuperar de forma correta, para que o correto não se torne em arrependimento de não ter feito o correto. Ai! #ficaAdia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ouvir isso, ao menos me animo para quem sabe tirar na próxima vez onde completarão 64 DIAS! :)

      Excluir
  100. Poxa!!! Legal, gostei muito do seu depoimento. To quase me recuperando e fiquei muito mais otimista =)

    ResponderExcluir
  101. Bom galera, fraturei o meu dia 12-05-2014,jogando vôlei....a priore não parecia muita coisa, apesar da dor chata, mas levado pelo SAMU constatou-se essa tal fratura!
    Inicialmente, eram 30 dias e acreditava estar recuperado antes da copa! hahaha....Fiquei com a tala por 15 dias e após isso coloquei o gesso! Dia 11 para minha decepção, não apareceram avanços na calcificação e o meu retorno era p dia 25! Chegando dia 25 ( completados 43 dias), achei que enfim iria tirar para iniciar a fisioterapia, e terei que ficar mais 3 semanas o que dará um total de 64 dias, sem a certeza se tirarei ou não! Volto dia 16 de julho de 2014 agora! Confesso ser um saco estar de molho a tanto tempo, dependendo das pessoas e tals! Agora é esperar e breve trago novidades.....

    ResponderExcluir
  102. E galera, hj faz trinta dias de repouso voltei ao medico toda feliz achando que me livraria da tala, quem disse rsrs tenho que ficar mais 15 dias. Mas, fiquei feliz, meu pe ta otimo desenchou e n sinto nenhuma dorsinha. Amem! Ate breve, depois dos quinze dias volto p contar as novidades. Eli

    ResponderExcluir
  103. Olá. Quebrei meu pé dia 13/06. Os primeiros 15 dias fiquei com a tala e agora estou com o gesso, retorno no médico dia 25/07.
    Gostaria de saber se alguém também sentiu ardência, queimacao com o gesso. Parece que o pé fica apertado e ardendo, tanto na fratura quando no peito do pé. Estou com ele o dia inteiro para cima. Abs.

    ResponderExcluir
  104. Oi pessoal, alguém aqui tem mais de 3 meses da fratura desse bendito osso e ja consolidou e está bem? Cai dia 30/03/2014 e hoje tá com 100 dias, ando mancando, senti dor no local da fratura, incha o pé, sem falar que o danado nao consolidou totalmente. Estou muito preocupada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 40 dias comecei a andar (e trabalhar) e manquei durante uns 30 dias... depois disso só algumas pontadas quando se aproxima tempo frio ou em outras ocasioes inusitadas...

      Excluir
  105. É normal ainda tá com os dedos dormentes após 100 dias da fratura?

    ResponderExcluir
  106. oi. Foi bastante encorajador ler o depoimento do anonimo de 27 de junho. Em maio cai e fraturei a base do 5º metatarso. tive tala gessada por 47 dias. quando se retira a tala a gente ve que perdeu a massa muscular - a perna fica fininha! pe inchado. tenho feito exercícios para o pé e ainda não consegui manter-me segura nesse pé com a ajuda das muletas, como medico mandou! em breve andarei...espero eu! boa recuperação a todos. Lili

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... Oie Lili, me chamo Eduardo (do depoimento do dia 27).
      Pois é, essa é a sensação que sentimos (de insegurança), completamente normal, com ajuda das muletas você vai tirando essa insegurança. Perdemos todas a resistência do músculo, mas com o tempo você vai reabilitando novamente. Não se preocupe se você sentir dores na panturrilha e na coxa, porque você está extraindo o músculo novamente, como você tivesse entrando na academia e exercitasse cada partícula do corpo que apresenta uma reação do desenvolvimento muscular.
      Pé inchado, todoos os dias fazendo a compressão de gelo e agua morna, e sempre articulando o tornozelo (em movimentos).
      Tenha uma boa recuperação Lili. Já tenho 15 dias que fui liberado das muletas, tou andando normalmente, sem dores, calçando os meus tenis, mas tendo todo o cuidado ;)!
      Atividades como: academia, correr na praia, entrei 1 mês e meio 2 meses. Podemos fazer caminhada, mas correr teremos que ter esse breve espaço de tempo porque está recente a cicatrização, legal (Y_ ?
      Fica com Deus

      Excluir
  107. Boa tarde Eduardo. As suas palavras são muito encorajadoras para mim. Continuo a fazer os exercícios que o médico recomendou e vou aplicar gelo e agua morna, como sugere.
    Desejo sucesso para si. Deus o abençoe e muito obrigada, estava a precisar de "ler/ouvir" o seu comentário.
    Lili.

    ResponderExcluir

Olá, pessoal!

Compartilhe aqui suas experiências. Elas certamente serão muito úteis para quem um dia vier necessitar de informações. Obrigado!